sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Primeiro mês...

Meio dia de um dia nublado...
Este primeiro mês passou voando, impressionante...

Estamos super adaptados, já pensando em español, TV à cabo instalada mas ainda sem wi-fi.

Hoje foi um daqueles dias que não gosto muito. Temperatura amena, chegou aos 12 graus depois do almoço, mas... sem sol. Aqui, o sol faz toda a diferença do mundo. Nos dias em que ele dá o ar de sua Graça e sai detrás das nuvens ou das Cordilheiras, dá para ficar ao ar livre, de camiseta, com 8, 10 graus tranquilamente. Quando ele não aparece, 20 graus fica insuportável!!!

A vida por aqui é super tranquila. Algumas coisas mais fáceis, outras mais complicadas (mais em função de idioma do que de funcionalidade), mas no geral, apaixonante.

Agora é que vamos ter tempo para conhecer a cidade, explorar, passear "de verdade", porque até então, estávamos em função de mobiliar/decorar a casa e, mesmo sem estar pronta, já tem cara de LAR!

Os preços por aqui assustam um pouco, às vezes. Algumas coisas absurdamente mais caras que no Brasil (queijos, verduras e frutas - quase 100% importados) e outras, baratíssimas (vinhos, sucos, não-perecíveis, frutos do mar). Roupas em geral estão na mesma faixa de preço, com o diferencial de serem de melhor qualidade nas lojas populares (Ripley, Paris e Falabella) e das dezenas de lojas "gringas" à vontade por aqui (H&M, Banana Republic, Guess, Tommy, GAP, Baby Gap, Merrell e as lojas de inverno). Os eletrônicos, quando pesquisados, chegam a 50% mais baratos que no Brasil, mas como a nossa amperagem é diferente, não dá para aproveitar nada que tenha motor!

Art Attack
Os restaurantes também ficam na média dos dos Brasileiros, mas com a diferença de SEMPRE podermos pedir um bom salmão (é outro peixe, se comparado com o que conhecemos), camarões, ou uma salada. Sempre tem um ou dois pratos com palta (um abacate pequenininho e de casca marrom, super doce, utilizado pra tudo, até pra molho de cachorro-quente e de sanduba do McDonald's e topping de pizza!). TODOS os restaurantes têm uma preocupação com o sódio na comida (há uma extensa campanha do Governo Chileno a respeito disso) e, pro paladar normal brasileiro, tudo aqui é sem sal. Até os produtos já comprados prontos, têm pouco sal. Salsichas, nuggets, hamburgueres, pratos prontos em geral e congelados idem.

As opções de diversão são em sua grande maioria ao ar livre: parques enooooormes, com dezenas de atrações para crianças, brinquedos, pisos especiais e até lanchonetes, o que, no inverno fica meio inviável, pelo menos para nós, por enquanto.

Os shoppings são enormes, super bem cuidados e também contam com várias atrações para os pequenos, mas nada nos moldes dos parquinhos infantís aos quais estamos acostumados. Sempre tem alguma atividade, nas quais um dos pais tem que estar presente. Sempre. Já fomos a uma exposição gigante sobre dinossauros, teatrinhos e o espaço Art Attack. Nada mal para 3 finais de semana por aqui rssss

Bem, por enquanto é isso...

Bjus e inté!



Nenhum comentário: